sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Logística no Comércio Eletrônico


O novo canal de comercialização e de comunicação, ao qual, chamamos de internet, é a 
grande diferença nesta decada.  A internet por sua vez, trata-se de uma  fe rra me nta q ue 
permite o acesso de milhares de pessoas, clientes em potencial, de forma ágil e econômica,  
tendo como veículo o computador. A quantidade de sites existente s para compra coletiva em 
nosso país ultrapassa o número de mil, onde, para o comerciante que  deseja usar essa
ferramenta de divulgação, a  opção do site é uma decisão  essencial. Este  artigo busca 
explanar algumas questões relacionadas ao comércio eletrônico (e-commerce), que cada vez 
mais esta avançando  no mundo dos negócios. Utilizando como base a pesquisa exploratória 
envolve ndo a literatura, Internet, revistas, jornais, busca-se analisar assuntos que atualmente
influenciam o comércio eletrônico, tais como  e-marketing; logística e segurança. Como  
apresentado,   o comércio eletrônico está em grande expansão,  porém, alguns paradigmas 
culturais em relação à segurança do e-commerce ainda encontram-se presente.

O ambiente competitivo encontra-se hoje em constante mudança. Mudanças 
essas, que envolvem os  hábitos das pessoas, os aspectos trabalhistas,  forma de vendas e 
compras, entre outras. No entanto, para garantir sua sobrevivência as emp  resas necess ita m 
adaptar-se  a estas mudanças aprimorando-se a esse novo cenário chamado comércio 
eletrônico.
O  comércio eletrônico move bilhões de reais por ano no Brasil. Este mercado, 
que  se encontra em constante crescimento,  já seduziu muitas empresas assim como fez 
nascer novos e lucrativos negócios.
Atualmente os computadores são  ferramentas fundamentais para os 
administradores, principalmente no que diz respeito  à agilidade e segurança das 
informações, sendo utilizados também na comercialização de produtos e serviços.
Acompanhando a evolução dos computadores surgiram as redes que possibilitam a conexão 
entre diversos micros, chamadas de internet.  Com surgimento  mais o  crescimento da 
internet, as  escolhas, os hábitos de consumo  como também  de exigência do consumidor 
iniciaram um processo de mudança. Onde, esta mudança  teve seu inicio com o  acesso a 
informações q ue  permite escolher produtos,  serviços,  trocar de lojas e fizeram acima de 
tudo, as empresas acordarem e reverem suas estratégias de negociação. 
Estamos vivendo na era  da Tecnologia da Informação (TI), do  comércio 
eletrônico, das relações e parcerias virtuais entre empresas e clientes.
Segundo Kotler (2000, p.681) a “Internet é uma malha global de redes de
computadores que tornou possível a comunicação mundial instantânea e descentralizada”.
O comércio eletrônico tem  estabelecido um novo e bem sucedido modelo de 
negócios a partir do crescimento da Internet nos anos 90. Mesmo com uma supervalorização 
deste novo segmento no início dos anos 2000, o e-commerce permanece proporcionando um
crescimento forte e constante, com base nesta nova maneira de fazer negócios.   Sobretudo 
no que diz respeito, as negociações realizadas entre uma empresa e o consumidor final, onde 
o enorme número de pequenos pedidos, como também a diversidade de itens à venda e a 
instabilidade da demanda determinou que as empresas (pontocom), buscassem um processo 
logístico que de adapta-se a este novo negócio.



Existem hoje muitos produtos que são vendidos e entregues diretamente pelo 
fabricante ao consumidor, e xtinguindo desta forma a camada intermediária. Para o autor são 
três os sub-processos existentes no gerenciamento de cadeia de suprimentos, sendo eles: 

*Planejamento de demanda para adiantar demandas de mercado, cujo objetivo
é entender os padrões de compras dos clientes e  aumentar as cautelas de longo, médio e 
curto prazo agregadas e colaborativas de demanda de clientes. 

*Planejamento para alocar a quantidade correta de recursos empresariais, 
incluiu o planejamento estratégico, planejamento de estoques, planejamento de distribuição, 
planejamento de transações e planejamento de transportes e alocação de suprimentos. 

*Atendimento de demandas com rapidez e eficiência, cujo objetivo é adequar
entrega rápida, precisa e confiável para pedidos de clientes. O atendimento da demanda 
inclui a captura de pedidos, a verificação de clientes, o comprometimento de pedidos, o 
gerenciamento de históricos e atendimento de pedidos.









Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/a-logistica-no-comercio-eletronico/

4 comentários:

  1. Muito bom o texto, contém informações uteis para a nossa disciplina e o blog ficou muito bacana. Parabéns equipe e sucesso nas próximas etapas!

    []'s

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  2. Olá, legal a forma como foi desenvolvido as vantagens e desvantagens dos transportes.

    o texto sobre "Logistica no Comercio Eletronico" é bem interessante.

    Parabéns

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Achei bem interessante o tema do blog. Atualmente o mundo esta em uma corrida por novos investimentos nos setores de entregas, logistica e etc... Mesmo que não seja da minha area, achei muito intessante o conteudo, pois os dias de hoje nos pedem eficiencia, praticidade e rapidez.

    Sucesso!

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