O novo canal de comercialização e de comunicação, ao qual, chamamos de internet, é a
grande diferença nesta decada. A internet por sua vez, trata-se de uma fe rra me nta q ue
permite o acesso de milhares de pessoas, clientes em potencial, de forma ágil e econômica,
tendo como veículo o computador. A quantidade de sites existente s para compra coletiva em
nosso país ultrapassa o número de mil, onde, para o comerciante que deseja usar essa
ferramenta de divulgação, a opção do site é uma decisão essencial. Este artigo busca
explanar algumas questões relacionadas ao comércio eletrônico (e-commerce), que cada vez
mais esta avançando no mundo dos negócios. Utilizando como base a pesquisa exploratória
envolve ndo a literatura, Internet, revistas, jornais, busca-se analisar assuntos que atualmente
influenciam o comércio eletrônico, tais como e-marketing; logística e segurança. Como
apresentado, o comércio eletrônico está em grande expansão, porém, alguns paradigmas
culturais em relação à segurança do e-commerce ainda encontram-se presente.
O ambiente competitivo encontra-se hoje em constante mudança. Mudanças
essas, que envolvem os hábitos das pessoas, os aspectos trabalhistas, forma de vendas e
compras, entre outras. No entanto, para garantir sua sobrevivência as emp resas necess ita m
adaptar-se a estas mudanças aprimorando-se a esse novo cenário chamado comércio
eletrônico.
O comércio eletrônico move bilhões de reais por ano no Brasil. Este mercado,
que se encontra em constante crescimento, já seduziu muitas empresas assim como fez
nascer novos e lucrativos negócios.
Atualmente os computadores são ferramentas fundamentais para os
administradores, principalmente no que diz respeito à agilidade e segurança das
informações, sendo utilizados também na comercialização de produtos e serviços.
Acompanhando a evolução dos computadores surgiram as redes que possibilitam a conexão
entre diversos micros, chamadas de internet. Com surgimento mais o crescimento da
internet, as escolhas, os hábitos de consumo como também de exigência do consumidor
iniciaram um processo de mudança. Onde, esta mudança teve seu inicio com o acesso a
informações q ue permite escolher produtos, serviços, trocar de lojas e fizeram acima de
tudo, as empresas acordarem e reverem suas estratégias de negociação.
Estamos vivendo na era da Tecnologia da Informação (TI), do comércio
eletrônico, das relações e parcerias virtuais entre empresas e clientes.
Segundo Kotler (2000, p.681) a “Internet é uma malha global de redes de
computadores que tornou possível a comunicação mundial instantânea e descentralizada”.
O comércio eletrônico tem estabelecido um novo e bem sucedido modelo de
negócios a partir do crescimento da Internet nos anos 90. Mesmo com uma supervalorização
deste novo segmento no início dos anos 2000, o e-commerce permanece proporcionando um
crescimento forte e constante, com base nesta nova maneira de fazer negócios. Sobretudo
no que diz respeito, as negociações realizadas entre uma empresa e o consumidor final, onde
o enorme número de pequenos pedidos, como também a diversidade de itens à venda e a
instabilidade da demanda determinou que as empresas (pontocom), buscassem um processo
logístico que de adapta-se a este novo negócio.
Existem hoje muitos produtos que são vendidos e entregues diretamente pelo
fabricante ao consumidor, e xtinguindo desta forma a camada intermediária. Para o autor são
três os sub-processos existentes no gerenciamento de cadeia de suprimentos, sendo eles:
*Planejamento de demanda para adiantar demandas de mercado, cujo objetivo
é entender os padrões de compras dos clientes e aumentar as cautelas de longo, médio e
curto prazo agregadas e colaborativas de demanda de clientes.
*Planejamento para alocar a quantidade correta de recursos empresariais,
incluiu o planejamento estratégico, planejamento de estoques, planejamento de distribuição,
planejamento de transações e planejamento de transportes e alocação de suprimentos.
*Atendimento de demandas com rapidez e eficiência, cujo objetivo é adequar
entrega rápida, precisa e confiável para pedidos de clientes. O atendimento da demanda
inclui a captura de pedidos, a verificação de clientes, o comprometimento de pedidos, o
gerenciamento de históricos e atendimento de pedidos.
Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/a-logistica-no-comercio-eletronico/
Muito bom o texto, contém informações uteis para a nossa disciplina e o blog ficou muito bacana. Parabéns equipe e sucesso nas próximas etapas!
ResponderExcluir[]'s
Olá, legal a forma como foi desenvolvido as vantagens e desvantagens dos transportes.
ResponderExcluiro texto sobre "Logistica no Comercio Eletronico" é bem interessante.
Parabéns
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAchei bem interessante o tema do blog. Atualmente o mundo esta em uma corrida por novos investimentos nos setores de entregas, logistica e etc... Mesmo que não seja da minha area, achei muito intessante o conteudo, pois os dias de hoje nos pedem eficiencia, praticidade e rapidez.
ResponderExcluirSucesso!